Estudantes bem-sucedidos apontam dicas para novos candidatos

O ENEM está consolidado como uma das provas seletivas mais importantes do Brasil. Milhares de estudantes deixaram de estudar para provas específicas de vestibular para ser aprovado em algumas instituições para tirar uma boa note no ENEM. O Ministério da Educação tornou o Exame Nacional do Ensino Médio um momento muito importante tanto na vida dos estudantes que estão saindo agora do Ensino Médio ou até mesmo aquelas pessoas que já terminaram a escola faz tempo.

Atualmente o Enem é muito utilizado para o ingresso no ensino superior, mas anteriormente o mesmo era usado para a conclusão do ensino fundamental e médio. Essa função agora é do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o programa de criação do Governo Federal tem como intensão auxiliar os estudantes a terem melhores oportunidades.

Para realizar as inscrições Encceja é preciso acessar o site do INEP e seguir as instruções do site, será necessário informar alguns dados como seu CPF e senha cadastrada no site.

Além das diversas faculdades e universidades que estão aceitando a nota que a pessoa tira no ENEM como vestibular, o programa de bolsas de estudo PROUNI também utiliza as notas do ENEM. Para as pessoas que pretendem participar do ENEM 2019 é bom ficar atento as datas de inscrição e também de realização das provas. Segundo o calendário que foi divulgado pelo Ministério da Educação, as provas do segundo semestre do ENEM deverão acontecer nos dias 04 e 11 de Novembro.

Portanto, é provável que a data de inscrição para participação deste exame de 2019 seja feita no mês de junho. Mas as datas ainda não foram confirmadas pelas entidades responsáveis pela organização desta prova.

Mas se sabe ainda que a taxa de inscrição para participação no exame será de R$ 35,00. Lembrando que os alunos que estão terminando o Ensino Médio em escolas públicas não precisam pagar a taxa, para isso, basta preencher a ficha e depois comprovar a sua matrícula na instituição de ensino. As inscrições continuarão sendo realizadas somente pela internet em site que ainda será divulgado.

Deixe um comentário