Informações sobre Pós-Graduação

Pós-Graduação é um curso direcionado a estudantes que já possuem ensino superior, sendo considerado um curso de especialização. Há dois tipos de Pós-Graduação, que são lato sensu e stricto sensu, e dentro delas há várias categorias para formação.

Primeiro vamos entender o que é uma Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu.

Pós-Graduação lato sensu

O lato sensu é um curso de especialização que pode atingir dois anos de curso, tendo até 360 horas de aula. Esse tipo de especialização dá oportunidade a quem se graduou de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não.

Pós-Graduação stricto sensu

O stricto sensu são os cursos de doutorado e mestrado, que são direcionados para carreiras acadêmicas ligadas a pesquisa. O mestrado tem duração melhor indicada de dois anos e meio, e o doutorado tem a média de quatro anos, para completar todas as pesquisas e elaboração da tese.

Nessa especialização é feita uma prova escrita, tendo de ser aprovado também na análise de currículo e entrevista, ser bilíngue e expor um bom projeto de pesquisa.

Mestrado Profissionalizante: O mestrado profissional (MP) é um título terminal, distinguindo-se do acadêmico porque este prepara um pesquisador que prosseguirá sua carreira com o doutorado, enquanto no MP o que se almeja é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar.

O MP não é indicado para ser feito assim que terminada uma graduação, tendo melhor aproveitamento depois de alguma maturidade vivida na profissão que foi escolhida.

Mestrado acadêmico

Visa a formação de pesquisadores e docentes, tendo eles um aprofundamento de conhecimento ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística, obtendo sua formação completa cursando o doutorado. No Mestrado Acadêmico haverá uma dissertação final que com esta almeja-se ao menos um artigo científico em simpósios/congressos nacionais, ou matérias de alta relevância, que trarão benefícios para a dissertação.

Doutorado

O Doutorado tem como finalidade certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente). Nesta graduação espera-se que o aluno tenha total independência de trabalho e criatividade, com a realização de criação de novo conhecimento, sendo eles publicados em excelentes veículos de comunicação, mostrando-se total capacidade em experiência de pesquisa.

No entanto, devemos lembrar que para chegar nessa fase é necessário muito estudo, e para isso, precisa-se de dinheiro, o que muitas pessoas não tem. Mas isso pode mudar, acesse o Portal do Aluno Educa Mais Brasil, um programa que fornece bolsas de estudos parciais e integrais, assim, você terá chance de fazer uma pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *