Inscrições estão abertas para vestibular no Paraná

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) abre edital para realização de processo de seleção Vestibular 2019 da instituição.

Os interessados em participar da seleção devem realizar inscrição no período de 19 de agosto e 16 de setembro de 2018, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico: www.nc.ufpr.br/‎ , onde o aluno deverá preencher o formulário disponível e posteriormente realizar pagamento do valor de R$ 79,00 referente à taxa de inscrição.

Após a realização da inscrição, caso haja necessidades de mudanças no cadastro, como alteração como a opção do curso ou a Língua Estrangeira avaliada, o inscrito terá até o dia 18 de setembro de 2018 para fazê-lo pagando uma nova taxa no valor de R$ 15,00.

Conforme calendário da IES a data prevista para realização da primeira etapa do Vestibular é para o dia 3 de novembro de 2013, e a prova consistirá de conhecimentos gerais em Português, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. Já a segunda fase será entre os dias 1 e 2 de Dezembro de 2018.

No calendário disponibilizado pela IES não foi divulgada a data prevista para apresentação do resultado final com relação dos aprovados.

Vestibular UFPR 2019 Realização da 2ª etapa

Nos dias 1º e 2 de dezembro de 2018, 14.087 inscritos no Vestibular da UFPR 2019 (Universidade Federal do Paraná) irão participar da segunda etapa de seleção da IES.

As provas irão acontecer simultaneamente em 11 locais nas cidades de Curitiba e Palotina.

As avaliações do dia 1º de dezembro de 2018 serão sobre Compreensão e Produção de Textos, que contarão com cinco questões discursivas que totalizaram 60 pontos e terão início às 13h30 e duração de 4 horas e meia.

No dia 2 de dezembro as avaliações serão destinadas às disciplinas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Na cidade de Curitiba, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Prado Velha, será responsável pelo recebimento do maior número de vestibulandos que contarão com 4.024 estudantes. Já no Centro Politécnico 3.327 estudantes irão realizar as provas, e 1.165 vestibulandos serão encaminhados ao Setor de Ciências Sociais Aplicadas no Campus Jardim Botânico. O Colégio Estadual Paulo Leminski também receberá vestibulandos da Universidade Federal do Paraná no Setor de Ciências Agrárias.

Os cursos mais concorridos na IES são os de Medicina, que conta com 70,50 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo, que conta com 30,75 de candidatos por vaga, Publicidade e Propaganda, que conta com 29,29 candidatos por vaga, Direito no turno matutino, com 28,31 candidatos por vaga, e o curso de Jornalismo possui concorrência de 26,04 candidatos por vaga.

A IES ainda oferta 1.596 vagas para o SISU (Sistema Unificado do Governo Federal), segundo as estatísticas da UFPR 50,39% dos inscritos são do sexo feminino, 49,61% do sexo masculino. Para os interessados nas cotas disponíveis a IES possui dois sistemas: o sistema próprio da UFPR, que reserva 15% das vagas aos quotistas; e o sistema instituído pelo Governo Federal, que reserva 25% das vagas.

A data prevista para que seja realizada a divulgação oficial do resultado do Vestibular é 10 de janeiro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *